A realização
deste balanço geral surge da aproximação do final do semestre e, por
consequência, da necessidade de refletir sobre o trabalho que se realizou ao
longo do semestre no âmbito da unidade curricular Língua Portuguesa e
Tecnologias de Informação e Comunicação, bem como sobre as aprendizagens
realizadas.
Após a
análise do plano de estudos da licenciatura e do horário atribuído para o 1.º
semestre, reparei que esta unidade curricular exigiria bastante empenho e
dedicação e muito trabalho autónomo. A própria organização da unidade
curricular e o modelo de avaliação sugerido pelos docentes veio a confirmar
tais expetativas, visto que praticamente todas as semanas tínhamos um ou dois
trabalhos a realizar fora do tempo de aulas. No entanto, considero que este é
um ponto forte da unidade curricular, em que a avaliação é feita ao longo de
todo o semestre e não reúne os momentos-chave de avaliação no final, pelo que
não me senti sobrecarregada de trabalho.
As ferramentas
que explorámos nas aulas práticas, como o Kahoot,
o PIXTON, e o próprio blogue em si, revelaram-se recursos bastante
interessantes e com diversas potencialidades pedagógicas, pelo que a
oportunidade de as conhecer e de aprender a trabalhar com as mesmas assume uma importância
extrema para o meu futuro profissional. Os temas sobre os quais refletimos
principalmente nas aulas mais teóricas enriqueceram os meus conhecimentos em
relação às novas tecnologias e à sua aplicação em sala de aula, bem como contribuíram
para influenciar a minha futura prática profissional.
Contudo,
referindo-me neste momento apenas aos trabalhos mais práticos, senti-me algumas
vezes perdida na exploração das ferramentas online
que nos foram apresentadas, principalmente na utilização do WeVideo. Penso que poderia ter sido
benéfica uma exploração mais significativa dessa aplicação em sala de aula, com
o apoio da docente, em primeiro lugar, e só depois a concretização do trabalho
em casa. Mesmo assim, e de um modo geral, considero que o semestre decorreu sem
grandes dificuldades.
Apesar de
na minha vida quotidiana estar constantemente imersa nas novas tecnologias,
nunca tinha considerado o potencial pedagógico das mesmas, nem de que maneira
as podia integrar em sala de aula. Nesse sentido, penso que a aprendizagem mais
significativa que retiro desta unidade curricular é exatamente essa – a consciência
de que a nossa sociedade é uma sociedade da informação, da tecnologia, e que
faz todo o sentido abraçar esta realidade e usá-la a favor da educação.
Mafalda Tomaz
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