domingo, 14 de janeiro de 2018

Um semestre de Língua Portuguesa e Tecnologias de Informação e Comunicação

                A realização deste balanço geral surge da aproximação do final do semestre e, por consequência, da necessidade de refletir sobre o trabalho que se realizou ao longo do semestre no âmbito da unidade curricular Língua Portuguesa e Tecnologias de Informação e Comunicação, bem como sobre as aprendizagens realizadas.
                Após a análise do plano de estudos da licenciatura e do horário atribuído para o 1.º semestre, reparei que esta unidade curricular exigiria bastante empenho e dedicação e muito trabalho autónomo. A própria organização da unidade curricular e o modelo de avaliação sugerido pelos docentes veio a confirmar tais expetativas, visto que praticamente todas as semanas tínhamos um ou dois trabalhos a realizar fora do tempo de aulas. No entanto, considero que este é um ponto forte da unidade curricular, em que a avaliação é feita ao longo de todo o semestre e não reúne os momentos-chave de avaliação no final, pelo que não me senti sobrecarregada de trabalho.
                As ferramentas que explorámos nas aulas práticas, como o Kahoot, o PIXTON, e o próprio blogue em si, revelaram-se recursos bastante interessantes e com diversas potencialidades pedagógicas, pelo que a oportunidade de as conhecer e de aprender a trabalhar com as mesmas assume uma importância extrema para o meu futuro profissional. Os temas sobre os quais refletimos principalmente nas aulas mais teóricas enriqueceram os meus conhecimentos em relação às novas tecnologias e à sua aplicação em sala de aula, bem como contribuíram para influenciar a minha futura prática profissional.
                Contudo, referindo-me neste momento apenas aos trabalhos mais práticos, senti-me algumas vezes perdida na exploração das ferramentas online que nos foram apresentadas, principalmente na utilização do WeVideo. Penso que poderia ter sido benéfica uma exploração mais significativa dessa aplicação em sala de aula, com o apoio da docente, em primeiro lugar, e só depois a concretização do trabalho em casa. Mesmo assim, e de um modo geral, considero que o semestre decorreu sem grandes dificuldades.
                Apesar de na minha vida quotidiana estar constantemente imersa nas novas tecnologias, nunca tinha considerado o potencial pedagógico das mesmas, nem de que maneira as podia integrar em sala de aula. Nesse sentido, penso que a aprendizagem mais significativa que retiro desta unidade curricular é exatamente essa – a consciência de que a nossa sociedade é uma sociedade da informação, da tecnologia, e que faz todo o sentido abraçar esta realidade e usá-la a favor da educação.

Mafalda Tomaz

Sem comentários:

Enviar um comentário

Um semestre de Língua Portuguesa e Tecnologias de Informação e Comunicação

                A realização deste balanço geral surge da aproximação do final do semestre e, por consequência, da necessidade de refletir ...